Previsões de ontem

 

Nesta madrugada de fim de ano

aqui,

no mundo invertido,

encontro-me sozinha.

Feliz.

 

Os estranhos desígnios cármicos

me levaram ao profeta português:

Gonçalo Anes Bandarra.

 

Nas minhas pesquisas herméticas

só recolho uma certeza:

as profecias jamais invocaram

a presença feminina.

 

Assim, distancio-me delas.

 

Não há futuro sem mulher.

 

Meu desejo mais profundo

ano novo

é acreditar no equilíbrio

entre os sagrados.

 

Inaugurar a fraternidade.

 

Esquecer dos pavores

que enfrentamos,

duais.

 

Bandarra previu Portugal

como desbravador das intuições.

Eu o corroboro,

com o seguinte adendo:

só uma mãe

é capaz de mapear

o coração.

 

Eu não sou mãe.

 

Às vezes, sinto-me indigna

de receber essa missão.

 

Nenhum corpo cresceu dentro de mim,

afora minhas personagens

e devaneios.

 

Sinto-me inferior por isso.

Como se o peso do mundo

não pudesse ter me tocado,

inteiramente,

pela gelidez do meu útero.

 

Tive inúmeras comprovações,

nesse ano do qual me despeço.

Sou pequena,

sou imensa,

fomos todos escritos,

ontem.

 

Tenho medo de não aguentar

o expurgo

que é necessário à evolução.

 

Prometo,

Contudo,

ser a mais atenta:

Ouvir flores e crianças;

Abraçar todos os verdes,

Meditar os azuis.

 

Anotar as palavras

Virgens à minha caneta.

Traduzir as marés,

Límpidas,

reminiscentes

 

Mas,

se já fomos declamados

Em saraus do Olimpo

Por que há tantas letras

(eu as conheço)

que ainda não foram ditas?

6 Comentários

Arquivado em Poesia, Textos meus

6 Respostas para “Previsões de ontem

  1. obrigado por compartir seu texto, xuxu 🙂

    Curtir

  2. Anônimo

    maravilhosa!!!! amo !!!!

    Curtir

  3. jdariosjunior Silva

    Lindo e emocionante! Me emociono com suas sábias e lindas palavras, permita, com todo respeito, chama-la de Minha Poetisa preferida! A poesia salva e aquece o coração. Obrigado por partilhar tão lindas palavras! Um feliz ano novo para você e sua família, muitas saúde, paz e prosperidade! Fique certa que seu momento de mãe chegará! Você é tão digna ou mais, de seu momento maternal! Deus te abençoe, proteja e guarde sempre! Espero, bem próximo, estar aqui te parabenizando pela chegada deu filho!! Amém!

    Curtir

    • Que maravilha de mensagem querido! Amey com todas as minhas forças. Engraçado que essa noite sonhei que era mãe do incriado! Não tinha visto seus dizeres antes. Muito feliz de ser sua poeta preferida, é uma grande honra. Que o ano seja incrível para nós, repleto de poesia e descobertas. Beijo enorme para ti ❤

      Curtir

Deixe um comentário