Minha verdadeira musa

Já confessei, outrora, que a minha paixão pelas poesias começou com os velhos cadernos encapados de minha mãe. Quantos poemas eu não roubei daquelas páginas! E hoje ainda sonho em ter um milésimo dessa intimidade. De presenciar ao menos um encontro, como os dela com as palavras…

O Hóspede – Miriam Portela

Mora em minha casa

um poeta louco

cansado de seus excessos.

Nos seus desvarios

ele me fala de aventuras e de sonhos.

Nos momentos de lucidez

descreve territórios e pátrias

em que já viveu.

Mora em minha casa

um poeta velho

exausto de eternidade.

Na sua loucura mansa

cultiva canteiros

de girassóis e miosótis

que esmaga com fúria nos momentos de dor.

e toda luz o cega

fazendo-o chorar lágrimas excessivamente salgadas. 

De vez em quando

ele me toma nos braços

e dançamos noites seguidas:

ele embriagado pelos escuros

e eu fascinada por sua embriaguez.

Mora em minha casa

um poeta rude

que grita impropérios e

rasga com suas unhas sujas de terra

os versos recém nascidos.

 

De vez em quando

em suas mãos crestadas pelo sol

ele me oferta o gosto do sal

trazido do mar do norte

e em sua pele áspera

cortada pelos ventos gélidos do ártico

desenha rios e fiordes.

mora em minha casa

um poeta triste

como um menino órfão

a exigir carícias

a cobrar afetos

tantos

Vive em mim

um poeta

e eu o protejo.

3 Comentários

Arquivado em Outros poetas

3 Respostas para “Minha verdadeira musa

  1. Eh cria boa esta da sua mãe… lindo o poema…
    E pelo que sei, tocante tudo o que vêm da família, é de berço mesmo… fico imaginando os ancestrais….
    Saudades Mari, quero te ver também minha escritora predileta !
    Cadê o livro? quero autografos….
    Bjs

    Curtir

  2. Raíssa

    portelinha, que lindo!!! Amei!

    Cadê seu livro, já lançou? não deixe de avisar, please. bjossss

    Curtir

  3. Flavio Motta

    Parabéns pela mãe que tem um poeta tão intenso dentro. E o sarau não rola outro?

    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

